Odontologia: Moderna x Tradicional

A Odontologia Tradicional sempre se preocupou com o tratamento da doença bucal já estabelecida - procura-se um dentista quando algo incomoda: dor, prótese que soltou, dente quebrado, etc. É por isso que a imagem da visita ao dentista - via de regra - está associada ao incômodo e ao sofrimento.

Atualmente, na Odontologia Moderna, o foco principal está na prevenção, evitando-se os estágios avançados das enfermidades bucais, a dor e os altos custos de tratamento. O objetivo principal é a manutenção da Saúde Bucal. Que tipo de odontologia você quer para você e para a sua família - a tradicional ou a moderna?

Check-Up

O que é o Check-Up preventivo digital
O Check-Up preventivo digital é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-oral de alta definição. Com as imagens obtidas pode-se, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar ums pequena infiltração ou o início de uma cárie antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia. (É claro que os exames clínicos ou radiológicos também serão realizados durante o Check-Up).

Após o diagnóstico, realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados e o plano de tratamento, se necessário. Todas as imagens ficam armazenadas para o acompanhamento da evolução do tratamento.

Qual a importância de realizar um Check-Up Preventivo Digital?
Quem já teve dor de dente sabe o transtorno que ela pode causar. Normalmente o alarme é soado à noite, num fim de semana, numa viagem de férias ou momentos antes de uma reunião de trabalho. Será que isso não poderia ser evitado? Certamente que sim! Afinal, é melhor prevenir do que remediar!

Cirurgia Guiada

Desde o advento da osseointegracão, o uso de implantes dentários evoluiu rapidamente, sendo que as pesquisas tornaram possível o aprimoramento da técnica, resultando em reabilitações mais previsíveis e com elevados índices de sucesso, tanto em pacientes parcialmente como totalmente edêntulos (pessoas com falta de dentes).

Aliada a isso, a busca incessante dos implantodontistas por cirurgias mais rápidas e precisas, e com melhores pós-operatórios, levou ao desenvolvimento de inúmeros softwares e hardwares para a realização de cirurgias guiadas por computador, as chamadas cirurgias virtuais guiadas ou cirurgias sem corte.

A cirurgia guiada é uma técnica altamente precisa, em que as informações do planejamento realizado no computador são transferidas para o campo operatório, com fidelidade, através de guias cirúrgicos fabricados em um processo chamado estereolitografia.

O guia cirúrgico permitirá uma cirurgia transmucosa com alta segurança, pois não ocorre a abertura de retalho e sutura pós-operatória. (sem fazer cortes na gengiva e sem dar pontos). Mas a principal vantagem da cirurgia guiada é o excelente quadro pós-operatório dos pacientes, em especial quando comparado com a cirurgia convencional e com o número de implantes instalados, sendo para pacientes que necessitam reabilitar apenas 1 único dente ou quem necessita reabilitar toda uma arcada.